Tripeira





O que me atrai nesta cidade, o que entendo verdadeiramente dela é o seu carácter, a mistura melodiosa entre velho e novo, entre o recuperado e o por recuperar, entre o cheiro a bafio e o cheiro a fresco.  Esta cidade é um porto de coisas que chegam e nascem, é um porto de gente de coração na boca que diz o que pensa, o que não pensa e o que devia ter pensado. É um porto de sotaques, de vogais abertas e cantadas, de asneiras em cada frase, de gente que fala com pancadas nas costas e braços agitados, de gente que é.

O Porto é um "bairro" que se vai fazendo gente, com peito de rola e caminhar orgulhoso.

Como alguns sabem vivi na Ribeira nos primeiros anos da minha vida aqui e a verdade é que "dali" fiquei para sempre, porque é "dali" que o Porto vem e se entranha, é "dali" que contagia as almas, que nos entra na carne e nos sai pela boca, é por ali que nos transformarmos numa outra coisa também ela nossa.

Da máquina fotográfica já saíram milhares de imagens da cidade, tantas e tantas vezes percorrida, são pastas de descoberta, guiada pelas mãos dele, desta pessoa, que é a minha, que tanto ama o seu Porto, que tanto dele sabe e que tanto dele estuda.

Quanto a mim, que sempre fui da asneira, que sempre me socorri dela para me exprimir, ouço-me agora a cantar os F's e C's como quem se despede numa espécie de upgrade da língua que não controlo como se daqui sempre tivesse sido.

Sou tripeira na alma e, em verdade vos digo, gosto disso comó ....!!!!)

6 comentários:

  1. Que bonita descrição desta cidade! <3 Gostei tanto, é tão real.
    (e o teu outfit... 5 estrelas)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) obrigada por vires aqui e deixares sempre comentários tão simpáticos! és mesmo querida! beijinhos

      Eliminar
  2. Identifico-me tanto com isto!!!
    Sou do Porto (agora moro um pouco mais longe, em vila do conde) e não há cidade mai linda, mais tudo!!! Só quem é daqui é que sabe ;)
    Adorei a tua descrição e as tuas fotos, como sempre. Há lá cidade mais fotogénica ;)

    beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não há não senhora :) beijinhos, Filipa!

      Eliminar
  3. Encontrei-"te" (blog) hoje! :) A adorar.... :)
    Orgulhosamente tripeira :)
    Beijinhos
    Elisabete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que bom, Elisabete! bem vinda :) um grande beijinho******

      Eliminar

AddThis